Como fazer o Saque FGTS corretamente? Descubra com este texto

Quem já trabalhou alguma vez de carteira assinada, então provavelmente fez ou terá que fazer o saque FGTS em algum momento de sua vida. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um tributo recebido por todo trabalhador de carteira assinada. Em seu tempo de serviço, a empresa contratante deposita 8% do salário do funcionário em uma conta Caixa.

Assim que o trabalhador é mandado embora por tempo de contratado, rescisão ou força maior, ele poderá sacar o valor acumulado em sua conta. A partir de 2016, o presidente Michel Temer liberou o saque FGTS de contas inativas como uma forma de dar uma injeção na economia brasileira.

No conteúdo a seguir falaremos como realizar o saque do fundo de garantia e mais informações sobre o FGTS.

Quem tem direito ao Saque FGTS?

Qualquer pessoa que tenha trabalhado de carteira assinada poderá realizar o saque do fundo de garantia. Quando uma pessoa é contrata via CLT, então a empresa contratante deverá realizar um saque, no início de cada mês, em uma conta relacionada a esse trabalhador, criando um patrimônio que fica depositado nesse fundo. Assim que o trabalhador for desligado da empresa, sem justa causa ou sem ter pedido demissão.

A seguir mostraremos uma lista de todos os tipos de trabalhadores que têm direito a realizar o saque:

  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Operários rurais;
  • Atletas profissionais (como, por exemplo, jogadores de vólei, basquete, etc).

Para saber se o seu benefício está sendo depositado corretamente, basta encontrar no site da Caixa Economia e consultar o seu extrato FGTS. A partir dessa consulta é possível saber se a empresa contratante está depositando o benefício em sua conta ativa, e qual é o saldo de suas contas inativas do FGTS.

Calendário Saque FGTS

O calendário do FGTS é divulgado uma vez por ano, no site da instituição financeira e nas agências Caixas espalhadas em todo o Brasil. A tabela traz informações referentes as datas que os benefícios estarão disponíveis nas contas dos trabalhadores, levando em consideração o mês de nascimento.

O calendário tem caráter inteiramente informativo e pode ser acessado diretamente no site da Caixa ou em qualquer casa lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal.

Confira a seguir o calendário para o saque o FGTS 2018:

Trabalhadores nascidos em: Saque disponível a partir de:
Janeiro Março / 2018
Fevereiro Março / 2018
Março Abril / 2018
Abril Abril / 2018
Maio Abril / 2018
Junho Maio / 2018
Julho Maio / 2018
Agosto Maio / 2018
Setembro Junho / 2018
Outubro Junho / 2018
Novembro Junho / 2018
Dezembro Junho / 2018

Para saber quanto você receberá, é só entrar no site da Caixa e seguir as dicas abaixo:

saque FGTS


Passo 01: Abra uma nova aba em seu navegador e digite www.caixa.gov.br. Clique em “Benefícios do Trabalhador” e, em seguida, em “FGTS”. Clique em consultar FGTS.


Passo 02: Em seguida será necessário informar o número do seu NIS (PIS/PASEP) e a senha da internet. Caso não tenha uma ainda, será necessário cadastrar uma nova nessa mesma página. Depois de preencher todos os campos, clique em OK.


Passo 03: Agora o trabalhador poderá consultar o saldo disponível, visualizar o extrato simples/completo, além de poder emitir a certidão FGTS.


Como fazer o Saque FGTS

O FGTS poderá ser sacado em algumas situações pontuais. Abaixo você poderá ver em quais situações será possível sacar o FGTS:

  • Demissão sem justa causa;
  • Rescisão do contrato por extinção total da empresa;
  • Supressão de parte de suas atividades;
  • Fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências;
  • Falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho – inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;
  • Rescisão por acordo (a partir de 11/11/2017 – Lei nº 13.467/2017 – Reforma Trabalhista);
  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior.

Depois, basta consultar o calendário para saber se o dinheiro já foi depositado em sua conta. Após a consulta, pegue a sua carteira de identidade e o Cartão Cidadão e vá até uma casa lotérica ou agência Caixa mais próximo de sua casa. Será possível realizar o saque FGTS na boca do caixa ou no terminal de autoatendimento.

Se o valor for superior a R$ 3.000,00, então o saque deverá ser realizado diretamente no banco Caixa. Se o valor for inferior a essa quantia, então o trabalhador deverá realizar o saque na loteria.

Outro ponto importante é que se o trabalhador foi demitido sem justa causa, será necessário levar o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho devidamente homologado pelo sindicato da categoria ou pelo Ministério do Trabalho.

Caso tenha sido demitido por justa causa, será necessário esperar um prazo de 3 anos após a data de demissão.

Após conferir essas informações ficará muito fácil realizar o saque FGTS. Boa sorte!

Como fazer o Saque FGTS corretamente? Descubra com este texto
Avalie este artigo!